quinta-feira, 15 de março de 2012

Chica e os likes

Quando pequeno eu temia a voz áspera e a falta de dentes desenvergonhada dela. O cheiro de álcool sempre muito forte me fazia ter curiosidade em saber o que se passava na casa daquela velha de pano amarrado na cabeça. Mas definitivamente eu não gostava daquilo, o medo me fazia rejeitai-la. O nome dela era Francisca, empregada de minha vó e de certa maneira babá de minha mãe. De certa maneira por que naquela época, ou naquela região, não davam esse nome aos negros que cuidavam das crianças entre os afazeres da casa. Chica, como era conhecida, também fez muito parte de minha infância. Me lembrei dela depois de ver um vídeo de Clementina de Jesus no Facebook.  Elas eram parecidas. Velha querida, saudosa e sofredora dos males que o descaso que minha vó e minha mãe não tiveram. Mas a sociedade faz como mandam os justos. Um dos filhos dela foi morto na favela, ninguém nunca soube muito bem o porque. Já o neto, até então estava preso em Bangu 1, traficante dos brabo. Depois de anos minha mãe conseguiu também mante-la como sua empregada, ela já bem velha e com problemas na perna teve até uma pessoa pra ajudar a fazer os serviços que eram dela. Eu não sabia o porque daquilo, não tinhamos condições financeiras de manter duas empregadas em casa. Insistia pra que minha mãe a mandasse embora. Meu pai também era contra a permanência dela . Mas minha mãe sem ter um porque a defendia de forma incisiva. O alcoolismo, assim como os argumentos das pessoas contra a Chica, estavam cada vez mais fortes. Minha mãe continuava firme, mas a Chica estava pior a cada dia. Houve várias tentativas de tratamentos, mas não adiantou nada. Já não dava para mante-la em casa integralmente. Mas diariamente ela estava lá na porta a pedir dinheiro. Minha mãe dava, sempre ao contragosto de todos.
Hoje é muito comum na rede vídeos em defesa de pessoas ou de alguma parte minoritária. Claro que eu não desejo a Chica na casa de ninguém. Mas me pergunto: Se um like transformasse você numa pessoa incoerente e sem a razão perante a todos os seus amigos, filhos, parentes e etc, você clicaria em beneficio de alguma causa? Desconfio destas manifestações on-line, acredito que o benefício é muito mais pra  reputação de quem clica, do que pra quem está necessitado.  Chica morreu, e me arrependo de não ter dado apoio pra aquela bela atitude incoerente e sem razão de minha mãe.

Clementina de Jesus
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RQMBOlzajEg

Nenhum comentário: